A História

Isabel e Emanuel são um casal apaixonado por viagens. Outrora turistas, hoje assumem-se verdadeiros viajantes. Quando viajam, gostam de conhecer e compreender as comunidades locais – o seu modo de vida, costumes e tradições, símbolos e trajes. Ao longo dos anos, estas experiências tornaram-se mais enriquecedoras. E permitiram-lhes, então, colher produtos e ideias dos sítios por onde passaram.

Numa das viagens ao Quénia, visitaram diversas comunidades onde são produzidas sandálias artesanalmente. Acima de tudo, com as cores e os padrões característicos das culturas locais. A curiosidade por produtos manufacturados acabou por tornar-se uma paixão.

Deram o pontapé de saída com sandálias em pele e missangas, produzidas artesanalmente com técnicas e design dos Massais. Bem como outros produtos tipicamente oriundos da África Oriental, como os kikois. Estes tecidos africanos são vibrantes e cheios de cor, transportando-nos de imediato para os usos e costumes desta região.

Seguiu-se a Índia, onde encontraram igualmente a manufactura de sandálias, mas com um design mais sofisticado. Identificaram a produção de clutches e pouches, totalmente revestidas de missangas, levada a cabo também por artesãos locais.

O Projeto

A paixão pelas culturas do Quénia e da Índia aliada à vontade de abraçarem um novo projecto profissional levou-os a criar a Moskkito.

Inicialmente, as peças da Moskkito começaram por centrar-se em conceitos que em tudo se relacionam com Primavera e Verão. Por exemplo, viagens, praia, resorts e férias. No entanto, já deram as boas vindas ao Outono e Inverno, com um toque de urbanismo.

A Moskkito foi evoluindo, passando pelo Nepal e também pelo seu próprio país, Portugal. O intuito do nome foi construído sobre o exotismo, a boa disposição, a leveza e ainda, versatilidade que as próprias peças manifestam. A Moskkito sugere deserto, trópicos, campos e espaços urbanos. O objectivo é a inovação permanente, evoluir na diferença e crescer. Tendo sempre em mente a satisfação e a superação das expectativas dos clientes.

O Conceito

A Moskkito orgulha-se de apresentar produtos de elevada qualidade, únicos, que vão além das expectativas dos clientes.

O mote é From the world… To you, símbolo das viagens e dos diferentes locais por onde passaram, cuja herança estética vai buscar inspiração aos artesãos locais para os produtos que apresentam. Além de aperfeiçoar as técnicas de manufactura e conferindo-lhes um design atraente. Mais importante, o produto final é adaptado ao gosto ocidental, independentemente da sua génese.

Uma das componentes importantes da Moskkito é a forte relação com os países e as comunidades onde as peças são produzidas. E que se estende para além da inspiração étnica. Acima de tudo, as questões de responsabilidade social também têm o seu peso na conduta da marca. Mais importente, o seu propósito é contribuir para a dinamização e melhoria das condições de vida das comunidades locais e da preservação de técnicas de manufactura local.